Connect with us

Folha Política

Bolsonaro e Ernesto Araújo comemoram interceptação de veleiro em operação internacional: ‘ganho…

Publicado

em

Bolsonaro e Ernesto Araújo comemoram interceptação de veleiro em operação internacional: ‘ganho...

Bolsonaro e Ernesto Araújo comemoram interceptação de veleiro em operação internacional: ‘ganho para a democracia’

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, parabenizou a Marinha e a Polícia Federal após a interceptação de um veleiro carregado com drogas. Ernesto Araújo disse: “Parabéns à Marinha e à Polícia Federal. O combate ao crime organizado é essencial à soberania e promoção da democracia, e por isso prioridade também do Ministério das Relações Exteriores. Narcot***, terr**** e regimes totalitários se nutrem mutuamente na América Latina Perda dos narco****ntes, ganho para a democracia”. O presidente Jair Bolsonaro respondeu: “Grato sempre pelo empenho, Ministro! Um forte abraço!”

A interceptação foi realizada pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari, a cerca de 270 KM da costa de Recife-PE.

A inédita operação foi realizada com ampla coordenação internacional, envolvendo o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa/Portugal, a Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e a National Crime Agency (NCA/Reino Unido), permitindo a identificação de grande quantidade de entorpecente em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa.

No interior da embarcação foram presos cinco tripulantes brasileiros, que foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco. A embarcação apreendida está sendo escoltada pelo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil para Recife, com apoio de Policiais Federais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) que participaram das ações.

Trata-se de operação de cooperação internacional, inédita na história do Brasil, com a utilização pela Marinha do Brasil de um Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) para ação conjunta com a Polícia Federal na interceptação de embarcações utilizadas para o narcot*****.

A ação reforça a cooperação e troca de informações com as instituições internacionais, visando a identificação de grandes organizações criminosas, assim como a importância do permanente monitoramento e controle dos 5,7 milhões de km² de águas jurisdicionais brasileiras, por meio do constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul.

Com informações da Marinha do Brasil e do Departamento de Polícia Federal

Inscreva-se em nosso canal para acompanhar todas as transmissões de Jair Bolsonaro, assim como os melhores vídeos sobre temas políticos: http://bit.ly/FolhaPoliticaYoutube
Acesse nosso site para mais informações: http://www.folhapolitica.org